Região histórica, o Campo das Vertentes, localizado no Estado de Minas Gerais, Brasil, conserva valores legítimos de uma rica cultura local.
São 17 municípios dedicados à produção cafeeira – uma das principais matrizes econômicas do território. Os moradores são apaixonados pelo cultivo, mas também apreciadores do sabor e da memória histórica e afetiva relacionada ao grão.
Aqui, café é riqueza sagrada.
Visitar os municípios da região significa conhecer parte da história do Brasil e de Minas Gerais. Mas é também conhecer a história do café e sua importância para o desenvolvimento cultural de cada município. São inúmeras fazendas que, em suas sedes, preservam características arquitetônicas do período colonial e, hoje, abrem-se ao mercado mundial aliando as tradições com a mais sofisticada modernidade na produção dos melhores cafés.
Alguns municípios fazem parte da maior rota turística do país: a Estrada Real. Casos de Conceição da Barra de Minas, Ibituruna, Nazareno, Ritápolis, São João del-Rei e São Tiago. As festas folclóricas, culinária, saberes e vivências ajudam a compor um diverso mosaico identitário do Campo das Vertentes. Mas nada une mais cada município do que o café: dos solos ricos e férteis até as xícaras do mundo todo, os aromas e sabores carregam os traços únicos que vertem nessas terras marcadas pela paixão pela cafeicultura.