Entre os dias 12 e 14 de Junho recebemos em nossa região o renomado fotógrafo Marcelo Coelho, responsável pelo registro das imagens do Livro das Regiões de Origem Controlada do Brasil.
Um livro com um posicionamento poético e um conceito diferenciado que mostrará sim o passado da cafeicultura, suas origens e desafios; mas mais que isto, retrata o momento das indicações geográficas, que devemos considerar uma revolução: em qualidade, origem e sustentabilidade.
“Gostaríamos de ressaltar que o pilar principal deste livro é “dar voz e visibilidade” a cada região. No caso da nossa IG Campo das Vertentes, selecionamos o município de Santo Antônio do Amparo como principal “ator”, uma vez que foi a partir de uma mobilização nesta cidade que todo o processo de afirmação da IG começou. E precisávamos selecionar lugares e pessoas para dar esta voz, é mais uma vez, seguimos as diretrizes propostas, em uma reunião com os membros do conselho da ACAVE, com escolhas para contextualização social, voltadas aos pilares como sucessão familiar, ciência e tecnologia e agricultura regenerativa; independente do tamanho das propriedades. Cabe ressaltar, que todo e qualquer logomarca de empresa e/ou fazenda foram expressamente proibidos nas imagens capturadas; uma vez que o foco e o holofote é no TODO CAMPO DAS VERTENTES (seus 17 municípios e todos os produtores como protagonistas)." (Palavras do Presidente Gabriel Lamounier).
Agradecemos mais uma vez ao Marcelo Coelho pelo “olhar e cuidado” e a todos os envolvidos neste especial projeto, foram dias intensos, com muitas histórias, cultura, tradição, religião e muitos sabores.